FAÇA AQUI SUA RESERVA

CONSULTE PREÇOS

    Restaurante - Flat Petras

    Como Chegar

    A Pousada Recanto da Montanha, em Visconde de Mauá, fica localizada na Vila Maringá, próxima a Ponte da Gávea, no lado mineiro de Visconde de Mauá.

    Visconde de Mauá, por sua vez, é um povoado do município de Resende, no estado do Rio de Janeiro, situado na parte alta da Serra da Mantiqueira, a 1200m de altitude. Possui partes da sua zona urbana que se estendem nos municípios de Itatiaia e Bocaina de Minas – MG.

    Para ir a Visconde de Mauá, utilize a Via Dutra, na qual você deve seguir até a saída 311, entre Resende e Itatiaia-RJ. Siga por mais 35km - siga em direção à Vila de Maringá. A Pousada Recanto da Montanha está na primeira entrada a direita, 700m após o único posto de gasolina da região.

    Por ficar localizado na serra, o clima em Visconde de Mauá é mais frio. Isso quer dizer que no inverno a região chega a bater 5°C e no verão não costuma ultrapassar os 25°C.

    Justamente por isso, independentemente da época do ano em que se visita o local, é sempre importante levar agasalhos na mala.

    Outro ponto relevante para a sua visita é a questão das chuvas. No inverno quase não chove, enquanto no verão acontece ao contrário. Alguns pontos turísticos têm o acesso prejudicado devido ao volume alto de chuvas, portanto, se você for adepto de esportes mais radicais e trilhas, procure visitar Visconde de Mauá quando chove menos.

    Com apenas 5.000 habitantes, a região vive do turismo. Quando você pensar em o que fazer em Visconde de Mauá, tenha certeza de que irá desbravar a natureza, cachoeiras, parques ecológicos, mirantes e muito mais. Além disso, durante alguns meses do ano você poderá desfrutar de diferentes eventos gastronômicos que tornarão a sua visita muito mais diferenciada e inesquecível.

    Proximidades

    - Cachoeira Escorrega: uma parada obrigatória para quem vai até Visconde de Mauá e que fica a apenas 14km da pousada. A história dessa beleza natural que virou atração turística começou em 1966, quando uma forte enxurrada lapidou um rochedo que formou um tobogã natural. Desde então, as pessoas descem o tobogã de diferentes formas e se divertem na natureza, desembocando em uma piscina natural de águas cristalinas. É interessante ressaltar que a cachoreira do Escorrega é tão famosa que eventualmente vira cenário de filmagens de novelas, comerciais e documentários. Aos finais de semana, a região da cachoeira conta com uma feirinha de artesanato e nos arredores também há estacionamento, bares e restaurantes. Se quiser continuar se aventurando, suba a cachoeira e delicie-se com mais piscinas naturais.

    - Cachoeira do Alcantilado: a 6km da pousada é possível visitar um conjunto de diversas cachoeiras incríveis que ficam em uma fazendo particular. É cobrada uma taxa de R$15,00 para entrar. Ao todo são 9 lindas cachoeiras e você deve levar em torno de 2 a 3 horas para curtir o passeio todo. Ao longo da caminhada, a vista da natureza torna a atração ainda mais inesquecível. Próximo do Vale do Alcantilado você também encontra o “Museu das duas rodas” e atividades como arborismo, boiacross, tirolesa, escalada em corda, rapel, estilingue, entre outras. Se quiser aproveitar ao máximo, tire pelo menos um dia inteiro para a visita completa e seus arredores.

    - Cachoeira Véu da Noiva: com queda total de 30 metros, essa cachoeira é um espetáculo da natureza e fica a apenas 14km da pousada Recanto da Montanha, em Visconde de Mauá. Desfrute da piscina natural que é formada e aprecie a beleza de araucárias e pinheiros que complementam a natureza do local. De fácil acesso, ao caminho para chegar à Cachoeira Véu da Noiva há uma pequena queda d’água chamada Poço Dama de Honra.

    - Pedra Selada: a 40km da pousada, a Pedra Selada é um ponto turístico famoso e que proporciona uma vista de tirar o fôlego. Para chegar ao pico é preciso fazer uma trilha de 2 horas, sendo classificada como uma caminhada semipesada. A Pedra Selada possui 1755 metros de altitude e está entre Visconde de Mauá e a região da Fumaça. O nome da atração é consequência do seu formato ser semelhante a uma sela de montaria. Uma dica interessante é se planejar para fazer a caminhada a tempo de pegar o pôr do sol, que lá do alto proporciona uma vista incrível.

    Sobre a trilha, esteja preparado para uma subida irregular e íngreme. Alguns trechos são descampados e outros dentro da mata. Há riachos com água para repor as garrafinhas. Entre os itens importantes para essa caminhada, não se esqueça de: água, câmera, repelente, protetor solar, tênis confortável, casaco (no final do dia esfria), lanterna e um lanchinho.

    - Cachoeira Poção 7 Metros - Maromba: próxima à Cachoeira do Escorrega encontra-se a Cachoeira Poção da Maromba, mais conhecida como Poção 7 metros. O nome é esse porque a pedra fica a 7 metros do chão, permitindo saltos incríveis para quem tem coragem. No entanto, vale ressaltar que os níveis da água mudam e por isso é importante verificar a profundidade antes de pular. A piscina natural que se forma é uma das mais belas da região, mas tome cuidado porque o fundo contém pedras e cascalhos. Essa atração incrível fica a apenas 14km da pousada.

    - Centro de Maringá: fica a 2,5km da pousada e é um centrinho no qual é possível ter acesso a lojas de artesanato, bares, comércio e restaurantes deliciosos de Visconde de Mauá.

    - Resende: é a cidade mais próxima, a 41 km, onde é possível encontrar shoppings, comércio, hospitais, bancos, restaurantes e a Igreja Nossa Senhora da Conceição. Além disso, Resende abriga várias empresas como Casa Chocolate, Atanor Brasil. Fábrica de Velas Maringá, Michelin, Volkswagen, ArcelorMittal Resende, Carboox Rede Indústria e Comércio d e Refratários, Casa de Chocolates Zermatt.

    - Shopping Vale dos Duendes: a 32 km de distância da pousada Recanto da Montanha, em Visconde de Mauá, está o shopping Vale dos Duendes,  com variadas opções de lojas, restaurantes e souvenirs. 

    - Festa do Pinhão: o tradicional evento acontece no mês de maio e conta com uma programação variada, como shows, apresentação de danças, corais, missas e almoços especiais. Além disso, há diversas comidas típicas preparadas a base de pinhão.

    - Temporada da Truta: idealizada pela Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá, no mês de setembro os turistas podem degustar diferentes pratos desenvolvidos pelos chefs de cozinha que participam do evento gastronômico. É uma ótima oportunidade para experimentar pratos diferenciados na região.

    - Festival Cachaça e Cervejaria Artesanal: durante os meses de junho e julho, as cervejarias da região oferecem as melhores bebidas para o público degustar. Além disso, o evento conta com diversas atrações musicais e comidinhas que complementa toda a experiência: hambúrguer artesanal, comidas regionais, vegetarianas, entre outras. O festival tem entrada gratuita e para degustar as cervejas você precisa comprar uma caneca oficial do evento.


    Bar - Flat Petras